Noz-moscada, a semente da moscadeira


O uso dessa noz-moscada (que na verdade é uma semente) é feito desde o antigo império romano. Seu sabor lembra uma mistura de pimenta-do-reino com canela, porém mais sutil e aromático, levemente adstringente.


Ralada na hora, sabor incomparável!

Comprar a noz-moscada inteira e ralar na hora de usar pode ser a melhor forma experimentar todo o seu aroma e sabor. Quando comprada já ralada deve ser consumida rapidamente. A noz-moscada inteira pode ser armazenada por até um ano. Uma semente inteira é o equivalente a 2-3 colheres de chá dela moída.

Moacadeira (Myristica fragans).

Em pratos salgados pode ser usada em carnes, legumes, sopas, queijos e massas, ou seja, praticamente tudo! Nos pratos doces vai bem em tortas, bolos, pudins, doces que levam baunilha, sobre bebidas quentes como chás, chocolate e café e ainda em vinhos temperados, leite e bebidas à base de soja - o céu é o limite!

Noz-moscada recém colhida, ainda envolvida pelo macis.

Até o século XIX o comércio dessa especiaria era feito apenas nas ilhas Molucas, na indonésia, local nativo da planta. Comerciantes árabes a compravam lá e vendiam na Europa a preços exorbitantes, já que havia uma alta demanda por ela. Isso fazia da noz-moscada uma das especiarias mais caras do mundo.

Noz-moscada pronta para a colheita
Atualmente a noz-moscada é largamente comercializada, principalmente na Europa, como condimento na indústria frigorífica e farmacêutica, na perfumaria e tabacaria. Anualmente, comercializam-se com os países da Europa e Oriente Médio, cerca de 10 mil toneladas no valor de 30 milhões de dólares, o que atende apenas a 50% das necessidades do mercado mundial.

No mundo, os principais países produtores são: Granada, Indonésia, Índia, Papua-Nova Guiné, Sri Lanka, Tanzânia, Trinidad e Tobago e Tailândia. Já os principais compradores são: Reino Unido, França, Canadá, Estados Unidos, Japão, República Popular da China e Austrália.

Fruto da moacadeira recém colhido. A noz-moscada, na verdade é uma semente.
Leia também:
Moscadeira: árvore da noz-moscada e do macis
Moscadeira: árvore da noz-moscada e do macis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...